terça-feira, 10 de novembro de 2015

[RESENHA] O Pântano das Borboletas


O pântano das Borboletas de Federico Axat, estréia do hermano argentino em nosso país, com o selo da Editora Tordesilhas.
Sinopse: Sam e Billy têm 12 anos e moram na pequena Carnival Falls. Amigos inseparáveis, eles percorrem o bosque de bicicleta e preparam-se para terminar a construção da sonhada casa na árvore. Compartilham tudo, inclusive a paixão por Miranda, a menina rica que acaba de se mudar para a cidade. Juntos, os três vivem as descobertas e as transformações típicas da idade e desvendam o mistério que assombra a vida de Sam: o paradeiro de sua mãe. Com esses ingredientes e doses generosas de lirismo, Federico Axat escreveu uma história admirável sobre a delicada passagem da infância para a adolescência e desta para a vida adulta.Mas não só. Romance de crescimento e suspense com incursões pelo fantástico, O pântano das borboletas reserva uma desconcertante reviravolta final: um segredo que, revelado, arremessa o leitor em um torvelinho de emoções e confere à trama um sentido totalmente novo.
Como não se sentir atraído por essa sinopse???



No início, confesso que o ritmo não é dos melhores, mostra a rotina de Sam, a qual Sam passa na Maple Street na copa de uma árvore observando Miranda com binóculos, lê para o Sr. Meyer, vai ao Bosque com Billy e também no Pântano das Borboletas, e se repete algumas vezes, mas rapidamente as coisas se tornam mais interessantes e te fazem não querer parar de ler o livro. E devo confessar que Axat fez ótimas reviravoltas e um tanto inesperadas, e ainda a história se passa entre a infância/adolescência (1985) e a fase adulta (2010) das personagens, o livro traz aventuras que com certeza você vai sentir aquela nostalgia de sua infância. O desfecho sobre o ocorrido com a mãe de Sam, tomou outros rumos, eu nem sequer pensei na hipótese do que realmente houve. Em sumo, é um livro que fala muito de amizade, medos, com um pouco de extraterrestres e lunáticos.

E no epílogo, vejam o que acontece com o leitor...

Li o epílogo algumas vezes, não acreditei na primeira vez que o li, incrível como o autor conseguiu esconder isso tão bem. Definitivamente, O Pântano das Borboletas foi uma das minhas melhores leituras de 2015, recomendo para maiores de 14 anos, mesmo que fale de infância, não é um livro tão infantil quanto parece.

Nota: 5/5 + favorito

CONTATO:
FACEBOOK | TWITTER | INSTAGRAM | SKOOB
e-mail: scorchbooks@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário