segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

[RESENHA] Boa Noite | Pam Gonçalves

Nesse post, trago a resenha do livro Boa Noite.

Título: Boa Noite
Autora: Pam Gonçalves
Editora: Galera Record
Nº de Páginas: 240
Ano de lançamento: 2016
Nota: 
BOA NOITE NO SKOOB
ADQUIRA: SARAIVA | AMAZON
Sinopse: Alina quer deixar seu passado para trás. Boa aluna, boa filha, boa menina. Não que tudo isso seja ruim, mas também não faz dela a mais popular da escola. Agora, na universidade, ela quer finalmente ser legal, pertencer, começar de novo. O curso de Engenharia da Computação - em uma turma repleta de garotos que não acreditam que mulheres podem entender de números -, a vida em uma república e novos amigos parecem oferecer tudo que Alina quer. Ela só não contava que os desafios estariam muito além da sua vida social. Quando Alina decide deixar de vez o rótulo de nerd esquisitona para trás, tudo se complica. Além de festas, bebida e azaração, uma página de fofocas é criada na internet, e mensagens sobre abusos e drogas começam a pipocar. Alina não tinha como prever que seria tragada para o meio de tudo aquilo nem que teria a chance de fazer alguma diferença. De uma hora para outra, parece que o que ela mais quer é voltar para casa.


Depois da surpresa com O Amor nos Tempos de #Likes (Resenha aqui), Boa Noite estava na minha lista de desejados desde o seu anúncio. Minha experiência com esse livro foi às cegas, não quis ler nem a sinopse, até para diminuir minhas expectativas em relação à leitura. O livro é pequeno e de leitura extremamente rápida, com uma escrita simples, assim como o outro livro citado acima, Boa Noite traz uma contemporaneidade incrível, dei algumas risadas ao me deparar com termos que nós usamos atualmente. O ponto alto do livro com certeza foi quando o enredo trazia à tona questões que estão sendo discutidas hoje em dia, mas que ainda são tratadas de certo modo, como tabu. Machismo, Cultura do Estupro, Racismo e Feminismo. São temas tratados de forma totalmente real, todos eles não foram o foco do livro, mas serviram de incremento para tornar a história mais que um romance.    

Todas as personagens conseguiram passar a impressão que a autora desejava, ela conseguiu transferir nos atos das personagens todos os tipos de sentimentos, dos mais desgostosos aos mais felizes. Cada um com uma personalidade. O que deixa o leitor cada vez mais preso à leitura. A dinâmica do grupo de moradores da república é muito legal, amei a Manu, a Talita, o Gustavo, o Bernardo e a própria Alina. O livro acaba num momento perfeito, e me deixou com um sentimento ambíguo estar satisfeito e querer mais... Boa Noite é uma leitura que se eu pudesse colocaria nas escolas, esse livro é uma ótima forma de conscientização do quanto a sociedade é falha e necessita de mudanças.




Sobre a Autora:
Pâmela (Pam) Gonçalves nasceu em 1990, mora em Santa Catarina, é escorpiana e formada em Publicidade e Propaganda. Ficou conhecida no meio literário quando criou o blog Garota It, em 2009. Porém, desde 2014, se dedica exclusivamente ao seu canal, trazendo novidades do mundo editorial, resenha de livros, indicações e dicas de como escrever.




_____________________

AJUDE O BLOG A CRESCER, CLIQUE EM "SEGUIR" NO BOX AO LADO
ACOMPANHE O BLOG TAMBÉM NAS REDES SOCIAIS
    




2 comentários:

  1. Sigo a Pam desde a época do blog, mas não li o livro dela ainda. Sua resenha me despertou a vontade de dar uma chance ao livro! :)


    Beijos,

    Algumas Observações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê uma chance, não haverá arrependimento!
      Obrigado pelo comentário, Beijos.

      Excluir